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Todo mundo sabe da importância de ter cadastros atualizados e organizados para que o contato com o cliente se torne mais fácil e mais eficiente. O problema é que boa parte das empresas não sabe muito bem trabalhar com as informações que o cliente disponibiliza, e outras não sabem como recolher essas informações.

Se por um lado, muitos perdem tempo com perguntas desnecessárias, como o endereço do cliente — que nem sempre é preciso saber —, há quem não consiga dar uma utilidade para os dados recebidos, o que torna todo o processo dispensável.

Se você já se perguntou “qual a importância de organizar os meus cadastros de clientes?”, precisa ler esse post. Aqui, você entenderá melhor não só a relevância do processo, mas como pode utilizá-lo de maneira eficaz em seu negócio.

É uma forma de saber quantos clientes ativos eu tenho

Uma vez que você tem os dados de seus clientes atualizados, fica fácil saber quantos clientes ainda estão ativos e são regulares e aqueles que há tempos não fazem agendamentos. Por meio do cadastro, você identifica se é necessário enviar algum lembrete para o cliente, avisando-o, por exemplo, de que alguma campanha de relacionamento ou de alguma novidade que possa interessá-lo.

Ao organizar os meus cadastros, consigo saber mais sobre meus contatos

Quando conhecemos mais do cliente, sabemos o tipo de atendimento que ele espera de sua empresa e de que maneira podemos nos aproximar dele. Quer um exemplo? Boa parte das empresas envia e-mail no dia do aniversário do cliente, certo? Mas, que tal comemorar essa data de forma ainda mais personalizada? Clientes especiais merecem um atendimento diferenciado, não é mesmo?

Cadastros atualizados diminuem o uso de recursos da empresa

Essa é uma das questões mais importantes sobre ter um cadastro de clientes organizado e atualizado. E isso pode ser feito por meio de um sistema de atendimento automatizado.

Ao automatizar o atendimento, você diminui uso de recursos da empresa, já que o próprio cliente pode atualizar suas informações, agendar horários, e quando for preciso confirmar os horários de atendimentos e os pagamentos, o próprio sistema é capaz de fazer isso por você.

É uma forma de garantir que boa parte das tarefas administrativas sejam feitas, sem que você precise se ocupar pessoalmente delas.

É uma maneira de fidelizar o cliente

Você deve saber que vale mais a pena investir em um cliente que você já tem, do que buscar clientes novos. E uma vez que você tem informações relevantes sobre ele em seu cadastro, pode oferecer serviços e condições que se alinhem com a personalidade dele e com os seus interesses.

É um jeito de se lembrar das particularidades de cada cliente e oferecer a ele o que ele ainda nem sabe que está precisando.

Viu só? Manter os cadastros dos clientes organizados é uma forma prática de fidelizar o cliente, diminuir os recursos da empresa e ainda ter controle total do negócio. Para continuar acompanhando nossos posts, siga nossas páginas no FacebookTwitter e LinkedIn!

Escrito por Oiana
Eu sou a OiAna, a sua assistente digital.