economizar-e-investir-saiba-como-poupar-dinheiro

Em tempos de crise é grande o número de pessoas que gostariam de economizar e investir, mas que não sabem como proceder nesse sentido. O que deve ser feito? Quais despesas devem ser evitadas?

Neste artigo, vamos responder a esses e a outros questionamentos e vamos apresentar algumas dicas para ajudar você a poupar, de forma que possa investir e realizar seus sonhos. Continue a leitura e confira!

Faça um planejamento financeiro para economizar e investir

O primeiro passo para que você possa economizar é ter um controle dos seus gastos. É preciso saber exatamente quanto de dinheiro entra, quanto sai e no que é investido, e, principalmente, qual é o valor que sobra. O planejamento ajuda a evitar erros financeiros.

Para visualizar os gastos e saber em quais pontos pode haver uma redução, coloque no papel as suas despesas fixas mensais, como:

  • condomínio;

  • aluguel;

  • alimentação;

  • combustível;

  • plano de saúde;

  • previdência privada e etc;

Observe se com o seu rendimento atual é possível separar um montante para ser investido ou se é necessário fazer algum corte no orçamento familiar. Uma dica importante é quitar as dívidas no início do mês, antes de usar o dinheiro com aquilo que não está na planilha.

É aconselhável ainda deixar um valor como reserva financeira. Esse dinheiro será utilizado caso algo inesperado aconteça. Pode ser, por exemplo, um imprevisto com o automóvel, uma infiltração na residência ou uma despesa odontológica.

Evite compras parceladas

Comprar parcelado, num primeiro momento, parece um ótimo negócio. Afinal, divide-se o valor daquilo que foi adquirido de uma forma que não causa um rombo no orçamento. Mas, na verdade, a dívida está apenas sendo postergada.

Dividir o valor de uma compra, especialmente no cartão de crédito, é uma forma de aumentar a possibilidade de perder o controle financeiro. Lembre-se sempre de que é necessário pagar a fatura completa do cartão. Os juros cobrados pelas instituições bancárias brasileiras são astronômicos, por isso evite pagar apenas o mínimo.

Com o planejamento financeiro estabelecido vai ser mais fácil comprar à vista. Caso tenha débitos parcelados, procure a empresa ou a pessoa a quem você deve e tente renegociar a dívida, quitando-a de uma vez, se possível.

Defina metas e objetivos

Uma ótima maneira de se sentir estimulado a economizar para poder investir é ter metas e objetivos claros e definidos. Estabeleça algo que possa realmente ser executado. Não adianta planejar poupar 30% do salário, por exemplo, se isso vai afetar a qualidade de vida, e, consequentemente, o ambiente familiar.

Comece economizando apenas uma pequena parte de seus rendimentos. Depois de alguns meses, quando estiver acostumado com essa rotina, aumente um pouco mais a percentagem a ser salva.

Foque no seu objetivo. Se o seu desejo é economizar para ter condições de investir em um imóvel, por exemplo, tenha em mente que o sacrifício que você pode estar fazendo agora será recompensado.

Corte despesas e supérfluos

Com o planejamento financeiro e as metas e os objetivos definidos fica muito mais fácil poupar. Também é preciso considerar o que é realmente importante e o que é supérfluo e deve ser cortado. Gastos aparentemente inofensivos têm grande peso no orçamento familiar.

Pense em como é o seu dia a dia e o que pode ser mudado sem que a sua qualidade de vida sofra um grande impacto. Não adianta, por exemplo, cortar totalmente o valor investido em sua vida social. Isso pode funcionar por algumas semanas, mas no final não fará bem a você.

Realize ações simples. Se gosta de um determinado produto vendido no supermercado, não seria possível comprar um similar mais barato? Ou, em vez de ir ao cinema no final de semana, vá em um dia útil, que tenha um desconto no preço do ingresso.

Uma ótima forma para economizar e investir é utilizar a internet para fazer pesquisas de preços. Assim, é possível comparar valores e procurar por descontos e promoções. 

Para ajudar você nessa empreitada, disponibilizamos gratuitamente uma planilha para controlar os gastos, baixe aqui!

Gostou das nossas dicas para economizar e investir? Então aproveite e curta a nossa página no Facebook!

Escrito por Oiana
Eu sou a OiAna, a sua assistente digital.