gestao-financeira-6-maneiras-de-reduzir-custos-no-consultorio.jpeg

Na atual conjuntura econômica, reduzir custos é a melhor forma de manter a estabilidade do consultório e ainda melhorar a qualidade dos serviços. Mas, ao mesmo tempo, fazer essa redução é um grande desafio para a maioria dos profissionais.

Então, se você quer gerir seu negócio de forma prática a fim de reduzir custos, ganhar produtividade e tempo, acompanhe nossa publicação e veja 6 maneiras de fazer isso de maneira eficiente!

1. Faça um planejamento financeiro

Para fazer uma redução de gastos eficaz, o primeiro passo é fazer um bom planejamento financeiro. Identifique as suas contas de receitas. Separe as contas de despesas e direcione o dinheiro que será gasto com cada uma delas, lembrando de reservar um valor para os casos de emergência ou baixa sazonalidade.

Contudo, para que o planejamento funcione, é preciso um bom controle financeiro.

2. Organize um controle financeiro

O planejamento financeiro mostra onde, quando e quanto você vai receber ou gastar, ou seja, é uma previsão. De maneira geral, o controle financeiro mostra o que você está recebendo e com o que você está gastando, é o que vai manter seu planos nos trilhos e tomar as medidas adequadas caso o planejamento financeiro perca o foco. Dessa forma, você terá mais organização no dia a dia e, consequentemente, mais tranquilidade.

Além disso, é preciso lembrar que um bom fluxo de caixa vai ajudá-lo a manter as finanças do seu consultório em dia.

3. Faça um fluxo de caixa

O fluxo de caixa é responsável pelo movimento de dinheiro, ou seja, mostra o saldo entre as receitas e despesas. Tudo o que entra e sai do caixa pode ser controlado por meio de uma planilha que, além de ajudar a manter suas finanças dentro do planejamento financeiro, vai projetar movimentações futuras, indicando como será o saldo em determinado período.

4. Compre equipamentos de qualidade

Muitos empreendedores compram equipamentos baratos, mas de baixa qualidade, pensando que estão economizando. Porém, acabam gastando mais. 

Comprar equipamentos bons vai lhe proporcionar mais economia porque eles têm maior durabilidade, além de dar menos dores de cabeça por causa da garantia e de uma manutenção mais tranquila.

5. Reveja os fornecedores na hora de reduzir custos

Muitas vezes, por afinidade, o empreendedor mantém contrato com um mesmo fornecedor por muito tempo. No entanto, o mercado está sempre em mudança e com ele os preços e a proposta de fornecedores também mudam.

Por isso, é importante rever seus fornecedores na hora de reduzir custos e procurar sempre o mais adequado ao seu controle financeiro, sem deixar a qualidade de lado. Essa prática é importante para conseguir comprar materiais de qualidade pelo melhor preço.

Além disso, você pode gerir as finanças de seu consultório de maneira moderna e prática e ainda ganhar tempo com a automatização das tarefas com o investimento em tecnologia.

6. Invista em tecnologia

A partir do uso das novas tecnologias você consegue não apenas reduzir custos em seu consultório, mas ganhar em produtividade e tempo com a automatização de tarefas — e ainda melhorar o relacionamento com cliente.

Com o aplicativo certo é possível fazer agendamentos online e ter controle de encaixes e esperas, além de ajudá-lo a lembrar mais informações de clientes, compromissos, vencimentos, garantias e datas importantes. Além disso, o aplicativo consegue manter o cadastro de clientes atualizado e controlar as contas a receber e a pagar.

Agora que você já sabe como gerir seus negócios de forma simples a fim de reduzir custos, coloque nossas dicas em prática. Compartilhe nas redes sociais e ajude a tirar dúvidas de outras pessoas!

Escrito por Oiana
Eu sou a OiAna, a sua assistente digital.