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Quando se fala em gestão de tempo para profissionais, parece algo muito complicado e que necessita de um especialista para ser implementado. Porém, com soluções simples é possível ser produtivo durante o horário de trabalho sem precisar fazer horas extras ou levar trabalho para casa. Tudo vai depender de como você coordenará o seu negócio.

Nesse post, mostraremos 5 dicas de como fazer uma gestão de tempo eficaz, que permita combinar de maneira saudável trabalho e tempo livre. Confira!

1. Aposte na tecnologia

Atualmente, é possível contar com aplicativos que não só ajudam a organizar o dia a dia, mas que agilizam tarefas que demandariam um tempo precioso. Pagamento de contas, por exemplo, podem ser feitos pela internet ou pelo celular. O controle financeiro e até mesmo a automatização da sua agenda também podem ser feitos virtualmente. Aproveite a tecnologia e use-a a seu favor, mas lembre-se de escolher ferramentas simples que eliminem e/ou automatizem tarefas que consomem o seu tempo, caso contrário você poderá gastar mais tempo para usar a ferramenta do que realizar a tarefa.

2. Aprenda a delegar

Sabe aquela história de que só você consegue resolver os problemas do seu negócio? Isso é só meia verdade. Se os funcionários estão bem treinados e possuem qualificação para o desempenho do trabalho, eles serão capazes de resolver todas as demandas, mesmo que você não esteja presente.

Quem é autônomo também precisa identificar se é necessário contratar um secretário ou um estagiário. Ter alguém que possa atender o telefone ou que possa organizar questões administrativas, sobretudo quando você não se identifica com elas, pode ser essencial para o seu negócio. Aqui também é importante pensar fora da caixa e descobrir como terceirizar aquelas atividades que não são da sua competência principal.

3. Comece o dia com a agenda em mãos

O ideal é que você comece o dia sabendo exatamente o que vai fazer. Anote tudo em uma agenda, identificando o que é urgente e deve ser feito em primeiro lugar e o que pode esperar até o fim do expediente. É importante perceber quantas tarefas consegue executar durante seu tempo de trabalho ou quantos clientes consegue atender e tentar se organizar para nunca deixar acumular.

Uma boa dica é estabelecer o horário no qual atenderá cada cliente. Por exemplo, no máximo duas horas (tudo depende do tipo de negócio). Avise-o com antecedência e, discretamente, fique de olho no relógio, durante o atendimento.

4. Não adie a solução de um problema

Uma lâmpada queimada, uma torneira com defeito e até problemas maiores. Ninguém gosta de resolver problemas, mas, se evitá-los, eles irão se acumular e, acredite, ter uma situação com a qual precisa lidar é muito melhor do que ter umas dez. Adote o lema: quebrou, conserte!

5. Use o tempo livre com inteligência

Nesse caso, não estamos falando de seus momentos de folga, nos quais você aproveita para descansar ou para brincar com as crianças. Estamos falando daquelas horas que você “perde” no trânsito ou daqueles momentos em que conseguiu atender um cliente mais rápido do que imaginava e ficou com um inesperado tempo livre.

Aproveite esses momentos para verificar os e-mails e respondê-los, para pagar umas contas ou, se preciso, para fazer um lanche, coisa que nem sempre conseguimos fazer no dia a dia. Usando esses momentos de maneira inteligente e saudável você conquista ainda mais tempo livre para passar com a família e para você.

A maior parte das pessoas encontra dificuldade para fazer gestão de tempo. Que tal dividir esse texto com seus amigos e familiares? Compartilhe-o em suas redes sociais!

 
Escrito por Oiana