Você já parou para pensar como anda a sua comunicação com o cliente? Seu atendimento tem sido realmente eficiente? Você tem prezado mais pela qualidade ou velocidade? Com o corre-corre da rotina de trabalho, muitas vezes não sobra muito tempo para pensar nessas questões. Porém, esses são pontos fundamentais para o sucesso de todo negócio.
Neste post, você vai entender a real importância de manter uma boa comunicação com o cliente e verá como isso impacta o seu dia a dia.
Antes de tudo, organize-se
Você já chegou ao final de um dia muito cansado, sentindo que trabalhou demais, mas parece que seu dia não rendeu nada? Parece que você correu o tempo todo e não fez nem metade do que precisava fazer?
Reféns de uma rotina maçante, que suga toda a sua energia, muitos profissionais não conseguem fazer o seu trabalho render. Se você se enquadra nesse cenário, isso quer dizer que você precisa otimizar seu tempo.
Se você está trabalhando “atolado”, com certeza seu cliente vai perceber. O pior é que isso afeta diretamente a sua reputação, por isso, tome muito cuidado! Para conseguir mudar esse quadro, você precisa primordialmente se organizar. Tenha uma agenda de atendimento, programe seus horários e, principalmente, cumpra-os.
Qualidade e velocidade: mantenha o equilíbrio
Existem duas vertentes do atendimento ao cliente: a qualidade e a velocidade. Muitas vezes elas são usadas separadamente, porém, isso é um grande erro.
Você pode equilibrar a qualidade do seu atendimento com a velocidade. Mas isso só será possível quando você conseguir gerir melhor o seu tempo. Não dá para fazer um bom atendimento pensando que tem um monte de gente na sala de espera te aguardando. Está aí mais um ponto importante de ter um sistema de agendamento que funcione.
Facilite a comunicação com o cliente
É perfeitamente possível encontrar um ponto de equilíbrio entre qualidade e velocidade, mas você só será realmente produtivo se conseguir estabelecer uma boa comunicação.
Imagine se você deixa de ir almoçar com seus filhos para atender a um cliente e ele simplesmente não aparece sem sequer avisar? Quando você liga para saber se ele realmente não irá, ele te diz que se esqueceu. Dá para tirar qualquer um do sério, não é?
Por isso, utilize ferramentas que facilitarão a comunicação entre vocês, tanto para os agendamentos quanto para enviar lembretes dos horários marcados. É melhor que um cliente desmarque com antecedência do que falte sem avisar. Assim, você conseguirá colocar outra pessoa no lugar, evitando tomar prejuízos com a ociosidade — afinal, tempo é dinheiro!
Use e abuse da tecnologia
O grande problema é ter que cuidar de tudo: atender aos clientes, ligar para agendar e confirmar os horários, etc. Não dá tempo de fazer tudo isso. Ter uma assistente custa caro, então, você pode optar por investir em soluções tecnológicas que resolverão seus problemas com um custo absurdamente menor.
Usando esse tipo de solução, você conseguirá uma comunicação com o cliente muito mais fácil e rápida, evitando furos na agenda. Além de conseguir aproveitar muito melhor o seu tempo e tornar seu trabalho muito mais produtivo. Dessa forma, você chegará ao fim do dia com a sensação de missão cumprida e sobrará mais tempo para você aproveitar, descansar e se divertir.
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