4-caracteristicas-que-todo-profissional-liberal-de-sucesso-tem.jpeg

Ser um profissional liberal tem uma série de desafios. Além de ser o responsável pelo seu dia a dia profissional e se esforçar para se tornar referência no que faz, também é preciso cuidar da divulgação, controlar os agendamentos, gerenciar financeiramente o negócio e muito mais.

Por isso, apesar de todas as vantagens, é normal surgirem muitas dúvidas, sobretudo no que diz respeito à gestão do negócio e sobre como fazer com que ele cresça. Neste post, falamos sobre as características que o profissional liberal precisa ter para ser bem-sucedido. Confira!

1. Aposta na tecnologia para a organização do negócio

Controlar os agendamentos, os pagamentos, o fluxo de caixa e ainda ter tempo para atender corretamente seus clientes é um desafio na vida de qualquer profissional liberal. Antes que você comece a se questionar se é realmente possível fazer tudo isso sozinho, lembre-se de que a tecnologia existe justamente para ajudar na administração do negócio.

Uma boa ideia é automatizar seus agendamentos, enviando SMS aos seus clientes, por exemplo, para lembrá-los do horário marcado previamente. Também é possível agendar seus pagamentos e acionar lembretes para que as contas não sejam esquecidas. Sem falar que muitas delas podem ser pagas pela internet e até mesmo pelo celular.

2. É capaz de dividir a rotina de trabalho com os compromissos pessoais

Separar bem sua vida pessoal da profissional precisa ser uma das suas prioridades, mesmo que pareça difícil estabelecer esse limite. Defina em sua agenda horários de descanso, nos quais você possa fazer atividades de que goste e que não se relacionem com o trabalho.

É importante que você não prejudique o relacionamento com a família e com os amigos. Um bom profissional é aquele que consegue ter um estilo de vida saudável, conseguindo recuperar as energias para estar sempre disposto a realizar o trabalho.

3. Faz um excelente controle financeiro

Além de todos os atendimentos, o profissional liberal ainda precisa fazer o controle financeiro de seu negócio. Um bom começo é separar o que é dinheiro que será reaplicado no negócio e o dinheiro que representa o seu pagamento — o que chamamos de pró-labore.

Defina um valor, dentro de sua realidade, que gostaria de receber e especifique-o como seu salário. Pague todas as contas em dia, sem entrar no cheque especial, e separe um valor para criar uma reserva em caso de imprevistos.

4. Está sempre estudando aspectos relacionados à sua área

Mais do que atender bem os clientes e fazer uma gestão segura do negócio, o profissional liberal está sempre estudando e buscando se atualizar de acordo com as demandas do mercado e da sua profissão.

Os clientes valorizam (e muito) o trabalho de quem se especializa na área e oferece novidades. Você vai perceber que ninguém se importa de pagar um pouco mais pelo trabalho de um verdadeiro especialista.

Gostou de conhecer as características que todo profissional liberal de sucesso tem? Você tem aplicado algumas delas em seu negócio? Conte para nós sobre sua experiência aqui nos comentários!

Escrito por Oiana
Eu sou a OiAna, a sua assistente digital.