O sucesso profissional muitas vezes faz das pessoas reféns do trabalho. Quantas vezes você não se pegou checando o e-mail corporativo no fim de semana ou à noite, quando poderia estar descansando ou curtindo um tempo com a família e os amigos?
Além de tudo, você ainda tem uma justificativa pronta para isso: “se eu não fizer isso, ninguém vai fazer” ou “é minha responsabilidade, eu não cheguei onde estou à toa”.
Contudo, tanta responsabilidade assumida acaba por prejudicar sua vida pessoal e, de forma cíclica, uma hora a sua vida profissional também se verá ameaçada. É por isso que deve haver equilíbrio. Selecionamos algumas ideias para que você saiba como equilibrar a vida pessoal e profissional. Continue a leitura e confira!
Crie um planejamento
Se a balança está pendendo muito para o profissional, pode ser que você não tenha as coisas muito organizadas nesse lado. Por isso, o planejamento é fundamental, tornando tudo mais claro: quais atividades você precisa fazer durante o dia, de que forma pode priorizá-las etc.
O tempo que você leva planejando pode parecer muito no início, mas rapidamente verá que ele foi bem investido e, com a prática, precisará de cada vez menos tempo para planejar os seus dias.
Delegue funções
Quando você fez o seu planejamento, criou uma lista de prioridades, certo? A definição do que é prioritário, além do prazo para entrega, deve levar em conta a importância da tarefa. Essa noção permitirá que você selecione as atividades que podem ser delegadas a outras pessoas.
Nesse momento, é importante ter confiança em sua equipe e deixá-la executar atividades que não dependem de uma decisão superior e que não envolvam o planejamento estratégico. Essa ação vai reduzir bastante suas atribuições, fazendo com que mantenha o foco no que é estritamente necessário.
Divida e organize as tarefas de casa
Se na sua empresa você delegou funções, por que não fazer o mesmo em casa? Dividir as tarefas entre os membros da família e controlar seu cumprimento certamente vão tirar um grande peso das suas costas.
Se todos tiverem compromisso com suas tarefas e colaborarem uns com os outros, ninguém fica sobrecarregado e todos terão um ambiente mais agradável e, claro, tempo para atividades mais prazerosas.
Reserve um tempo para atividades pessoais
Por mais atividades que você tenha no dia a dia, é bom reservar aquele tempinho só seu. Escolha algo prazeroso ou que vá lhe fazer bem de alguma forma: pode ser um hobby, um esporte ou mesmo um curso que você passou a vida adiando. Investir no próprio bem-estar, além de muitos outros benefícios, eleva a autoestima e reflete na vida pessoal e profissional.
De forma resumida, é importante planejar tanto sua vida no trabalho quanto a particular para que tenha mais tempo livre e, deste modo, uma esfera não fique invadindo a outra o tempo todo. Lembre-se de que você deve ser o foco antes de tudo e o seu bem-estar reflete inclusive em sucesso nos negócios.
Essas foram dicas bem simples sobre como equilibrar a vida pessoal e profissional. Se quiser aprender ainda mais sobre organização pessoal, leia este outro artigo e confira 5 dicas para organizar sua agenda profissional.