O pilar de uma empresa são os seus consumidores. Afinal, de nada adianta oferecer um serviço maravilhoso, mas não ter pessoas interessadas em consumi-lo. Você quer aumentar a clientela da sua empresa? Temos algumas dicas para conquistar novos clientes, estabelecer um relacionamento mais próximo e torná-los fiéis ao seu negócio.
Para atrair mais clientes, o empreendedor deve se preocupar em conhecê-los e a partir daí desenvolver estratégias adequadas ao perfil deles, melhorando desde a qualidade do serviço até a forma como o atendimento é prestado.
Quer saber como ampliar a sua rede de clientes? Confira abaixo como trazer mais público para a sua empresa e alavancar as suas vendas!
1. Conheça o perfil de seu cliente profundamente
Conhecer as características do seu consumidor é fundamental para atraí-lo para o seu negócio, pois é necessário oferecer produtos ou serviços que vão de encontro às necessidades dele.
Para compreender as carências e necessidades do seu público-alvo é preciso entrar em contato com ele. Faça pesquisas diretas ou indiretas, por meio de conversas e entrevistas presenciais ou questionários na internet. Elabore perguntas que questionem a idade, o gênero, a classe econômica social, o nível de escolaridade, profissão, as preferências dos consumidores em relação ao produto que você oferece, e o que gostariam de encontrar ao procurar o seu empreendimento.
Ao identificar o perfil do cliente, o negócio pode desenvolver um serviço mais ajustado ao que ele necessita, usando uma linguagem adequada ao que ele está acostumado, gerando identificação e diminuindo o risco de rejeição no mercado. Além disso, com as informações sobre as características comportamentais, também é possível identificar qual é a ‘’dor’’ do seu público em potencial, ou seja, de que ele mais precisa e que não está sendo suprido. Assim, você pode trabalhar para cobrir essa falta, estabelecendo não só um vínculo comercial, mas sim, emocional.
2. Ofereça um serviço de qualidade
Ao oferecer um serviço bom, você estará investindo no marketing espontâneo, o famoso boca a boca, em que os clientes falam bem do seu serviço para outras pessoas, que posteriormente também podem vir a consumir na sua empresa. Por isso, uma das suas principais preocupações deve ser entregar um serviço com o máximo de qualidade.
Para saber se os seus serviços estão satisfazendo o consumidor, a empresa pode fazer pesquisas de satisfação periódicas. Isso pode ser feito tanto no site e nas mídias sociais quanto na própria unidade física – nesse caso distribuem-se questionários para que os consumidores relatem a sua experiência com o empreendimento. Depois, é necessário usar as respostas obtidas para promover melhorias nos pontos fracos dos produtos e manter a qualidade daqueles que já têm boa reputação. A principal pergunta que você deve fazer é se o seu cliente indicaria o seu negócio, é o que o marketing chama de “net promoter”.
3. Preste um bom atendimento
Um atendimento ruim pode fazer com que um cliente nunca mais entre no seu estabelecimento e ainda fale mal dele para outros consumidores em potencial, o que desvaloriza a sua marca no mercado. Concentre os seus esforços em oferecer não só um bom atendimento, mas também uma experiência positiva.
Cause uma boa impressão no cliente desde o momento em que ele é recebido na sua empresa. Treine os seus funcionários para que sejam gentis e atenciosos, além de permitir que o consumidor tenha a oportunidade de testar e conhecer melhor o serviço antes de comprá-lo. Mostre ao consumidor que você está disposto a ajudá-lo a solucionar o problema dele. Mesmo que não compre na hora, ele poderá voltar em outra ocasião se sentir que foi bem atendido.
4. Invista em marketing de conteúdo
Traga novos clientes para a sua empresa investindo em marketing de conteúdo, que pode ser através de um blog com assuntos relevantes sobre os seus serviços e as dificuldades dos seus clientes, ou até mesmo com uma newsletter onde você encaminha algum assunto importante para o seu cliente e não para você. Com essa estratégia, é possível identificar aqueles consumidores que estão apenas se informando e quem realmente necessita dos seus produtos ou serviços.
Essas dicas dão um pouco de trabalho, mas para conquistar novos clientes é necessário muito trabalho. Assim comece o quanto antes a colocar em prática estratégias mais assertivas para aumentar a procura pelos seus serviços e consequentemente a sua lucratividade.
E, para manter o recebimento de contas em dia, não deixe de conferir como lidar com a inadimplência dos clientes!