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Saber como definir o público-alvo de uma empresa é o primeiro passo para ser bem-sucedido no mercado, pois, a partir dessa ação, é possível conhecer as reais necessidades dos seus clientes em potencial e trabalhar para satisfazê-las. Você quer descobrir para quem e como deve direcionar as atividades do seu negócio? Confira, a seguir, qual a importância e como fazer a definição do seu público-alvo!

O que é e por que é importante conhecer o seu público-alvo

O público-alvo é um grupo de pessoas que têm as mesmas características, interesses e necessidades específicas e que pode ser definido por meio de critérios, como, por exemplo, faixa etária, classe social, região, comportamento, poder de compra, preferências, entre outros.

Definir quem é o público-alvo da sua empresa é importante para conhecer o perfil do seu cliente, o que permite estabelecer uma comunicação mais precisa e eficiente, além de garantir as informações necessárias para desenvolver serviços e produtos específicos para atender às carências dele.

Porém, é preciso ressaltar que não se deve confundir o público-alvo com a persona. A definição de ambos é relevante para o negócio, mas trata-se de conceitos diferentes.

Conforme foi dito, o primeiro diz respeito a um conjunto de pessoas com características comuns, enquanto o segundo é uma representação mais específica e ideal do cliente, sendo construída de uma maneira humanizada e personalizada para a sua empresa.

Como definir o público-alvo de uma empresa

Veja quais são os métodos que você pode usar para identificar quem é o seu público-alvo:

Pesquise os clientes atuais

Comece fazendo perguntas para os clientes atuais. Isso é essencial para entender melhor o seu comportamento, além de reduzir as possibilidades de erros durante o processo de definição do público-alvo, pois as informações se baseiam em dados reais e não em suposições. Algumas das perguntas que você pode fazer são:

  • O que você mais gosta dos nossos serviços ou produtos?
  • Você indicaria nossos produtos ou serviços?
  • Quais são as principais fontes de informação que você usa?
  • Quais são as expectativas que você tem sobre o meu serviço ou produto?

Com essas perguntas, você pode saber exatamente quem é e o que o público-alvo quer encontrar no seu negócio.

Mapeie os pré-requisitos para consumir seus produtos ou serviços

Os clientes de qualquer tipo de negócio têm pré-requisitos para consumir e aproveitar os benefícios dos produtos ou serviços oferecidos. Alguns deles são: conhecimento de tecnologia para usar o produto, posse de equipamentos fundamentais para usá-los ou, ainda, a necessidade de ter uma infraestrutura básica.

Essas informações podem ser obtidas pela observação do padrão comportamental do cliente e servem para que você monte estratégias de vendas mais precisas.

Use dados de pesquisas de mercado já realizadas

Estudando as pesquisas que já foram realizadas no seu mercado de atuação, você acessará dados que não seria possível obter apenas perguntando aos seus consumidores. Essas informações são importantes para criar conteúdo, desenvolver novos produtos e para aumentar o número de vendas.

Faça uma lista de informações

Use um sistema de armazenamento para arquivar todas as informações dos seus clientes, como, por exemplo, idade, emprego, escolaridade, renda e status familiar. Esse banco de dados deve ser consultado sempre que a empresa for criar um novo produto ou campanha de marketing, pois, assim, pode fazê-los focados nas características do seu consumidor, aumentando a chance de gerar identificação e converter vendas.

Descubra as motivações do público-alvo

Aplicando a observação de comportamento e pesquisas diretas, o empreendimento pode descobrir quais são as motivações do seu público-alvo, ou seja, do que ele precisa para procurar pelos seus serviços. Questione se o cliente consome os seus produtos por conta do preço baixo, por causa da qualidade ou dos demais benefícios. Com essas respostas, é possível maximizar a preferência dele e estimulá-lo a comprar ainda mais.

Com essas dicas de como definir o público-alvo de uma empresa, você tem mais segurança para se relacionar com os clientes e atrai-los para o seu negócio.

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Escrito por Oiana
Eu sou a OiAna, a sua assistente digital.