Para aprimorar os seus serviços ou para evoluir o marketing e o relacionamento com os seus clientes, uma boa estratégia é coletar feedbacks. E, quanto mais você investir nesse processo, mais você vai saber se o seu negócio agrada a quem você atende. Assim, você pode mudar aquilo que está errado e deixar mais em evidência o que está certo.
Você pode fazer isso de diversas formas, das maneiras informais ou pessoais até as mais profissionais. Confira, a seguir, algumas alternativas para coletar feedbacks sem precisar gastar muito dinheiro nem tempo:
Use as mídias sociais e o relacionamento direto
O uso das mídias sociais é a primeira forma de coletar feedbacks. Além da aba de recomendação ou avaliações, você pode usar o canal de mensagens ou formular perguntas para que os seus clientes respondam. Por serem muito usadas atualmente, as redes podem ser as suas principais aliadas nesse sentido. Use e abuse delas!
Crie formulários on-line
Além das redes sociais, é preciso investir em um tipo de coleta de feedback que seja mais profissional e que gere relatórios com resultados mais detalhados que apoiem a análise e a tomada de decisão. Os formulários on-line são uma boa possibilidade.
Uma forma de fazer com que as pessoas preencham esse tipo de formulário é oferecer algo em troca para elas — seja um brinde, um desconto ou outra estratégia que interesse o seu público. Faça poucas perguntas, com respostas mais diretas, como “sim” e “não”. Você também pode criar um formulário diferente a cada três meses para conseguir resultados sobre todas as suas áreas de atuação.
Lembre-se das conversas diretas
Quando o cliente estiver dentro da sua empresa, converse com ele. Descubra as suas necessidades, as suas vontades e os seus hobbies. Além disso, questione-o sobre o que ele acha da empresa. Peça para ser sincero e diga que você quer ouvir críticas para poder melhorar.
Quanto mais natural for esse diálogo, mais verdades você vai ouvir. Assim, o seu feedback vai ser bem-feito, e você vai descobrir o que deve manter e o que precisa mudar no seu empreendimento.
Trabalhe em conjunto com o pós-venda
Normalmente, o processo de pós-venda é usado para fidelizar o cliente, mas você também pode lançar mão dessa estratégia para coletar feedbacks. Basta utilizar o e-mail marketing para distribuir um formulário on-line, por exemplo. Quanto mais você tentar inovar e aliar mais de uma estratégia, mais na frente da concorrência você estará.
Faça entrevistas de relacionamento
Com esta estratégia, você vai ter uma ferramenta completa para coletar feedbacks. Quando o seu cliente for conversar com você ou o seu time, faça uma pequena entrevista com perguntas padrão para saber o que ele pensa da empresa.
Se você for o responsável pela conversa, faça as questões com cuidado e guarde as respostas em um banco de dados ou no mínimo em uma planilha. Assim, você vai ter mais uma possibilidade para saber, e acessar sempre que preciso, as informações sobre o que os seus consumidores acham sobre o seu negócio.
Caso você tenha mais alguma dúvida sobre coletar feedbacks ou queira saber mais sobre outras estratégias para o seu empreendimento, não deixe de entrar em contato conosco!