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Receber feedbacks dos clientes é de extrema importância para a melhora na qualidade de serviços, seja de empresas ou de profissionais liberais. 

Por meio do feedback, é possível ter a real noção de como as estratégias de vendas de produtos ou serviços estão favorecendo (ou atrapalhando) os negócios, se o cliente está satisfeito ou não com os serviços prestados e qual a imagem do seu negócio diante do mercado.

Descubra em nosso artigo a importância de receber feedbacks e como eles podem ajudar o seu negócio:

Receber feedbacks amplia as suas vendas

Receber feedbacks dos clientes possui relação direta com os lucros do seu negócio. Isso acontece porque nem sempre aquilo que a empresa oferece ao cliente atende às suas reais necessidades.

Ao requisitar a opinião dos clientes, você pode aumentar suas vendas, ao oferecer os produtos e serviços que realmente o seu cliente precisa. Também é possível aumentar o vínculo com ele, de modo que esse cliente volte a utilizar os seus produtos ou serviços, principalmente ao sentir que a opinião dele importa para o seu negócio.

Melhora a qualidade do atendimento

Ao solicitar um feedback sincero sobre os produtos ou serviços oferecidos, ocorre o fortalecimento da relação entre a empresa e o consumidor. Dessa forma, o feedback melhora a qualidade no atendimento ao cliente, porque é uma forma de ampliar a comunicação com ele.

O feedback pode ocorrer de diversos modos: pode ser solicitado por meio do atendimento via telefone, por meio das redes sociais, pelo envio de e-mail, através de pesquisas de opinião e também de modo espontâneo, durante o atendimento presencial.

Para que os feedbacks por meio desses canais sejam aproveitados da melhor maneira possível, é importante que a empresa ou o profissional liberal também dê um retorno ao cliente, agradecendo as sugestões ou críticas e informando quais medidas serão tomadas pela empresa diante do retorno obtido.

Assim, é possível incentivar o consumidor a participar mais ativamente do processo para solucionar eventuais problemas da empresa. 

Revela novas oportunidades de negócios

Manter a comunicação com os seus clientes é extremamente importante para que você tenha uma visão mais clara das características do seu público-alvo e ter insights sobre novas oportunidades de negócios. 

Dessa forma, é possível se antecipar à concorrência e criar diferenciais que lhe deem vantagem diante da forte competição para captar novos clientes e manter os atuais. Aproveite essas informações para modificar estratégias de vendas e criar campanhas segmentadas de acordo com o público. 

Permite corrigir erros

O feedback dado por clientes, ainda que negativo, é uma excelente oportunidade para descobrir falhas em seu negócio e corrigi-las antes que prejudiquem a empresa de maneira mais ampla. 

A empresa ou o profissional liberal não deve ver o feedback negativo simplesmente como uma crítica sem fundamento. Em vez disso, deve fazer uma análise detalhada dos motivos que levaram o cliente a ter aquela opinião e estabelecer metas para que esses erros sejam consertados.

Da mesma maneira, os feedbacks positivos são capazes de revelar aspectos que você nem sabia que agradavam aos seus clientes, possibilitando que eles sejam reforçados ou implementados em outros processos. Por isso, ouça o que o cliente tem a dizer para garantir que suas expectativas estão sendo atendidas — afinal, é isso que importa, certo?

Agora que você já sabe a importância do feedback, aproveite para conferir também o nosso post sobre as 5 melhores práticas para coletar feedback de clientes! E não deixe de cadastrar o seu e-mail para receber a nossa newsletter e ficar por dentro das novidades do mercado!

Escrito por Oiana