A procura pelos serviços da sua empresa vem diminuindo aos poucos? Esse é um sinal de alerta para que você comece a fazer a agenda de clientes, ou seja, observar a frequência com que o seu público tem consumido os seus produtos e usar estratégias para trazer novamente aqueles que estão inativos e manter quem ainda está ativo.

Não quer mais ter prejuízos por conta da ausência de consumidores? Confira abaixo como a gestão de clientes pode beneficiar o seu negócio:

Motivos para controlar a frequência de clientes

Os clientes são o maior patrimônio que qualquer empresa pode ter, pois sem eles não se sobrevive por muito tempo no mercado. Por isso, é muito importante controlar a frequência com que os consumidores estão procurando pelos seus serviços. Essa observação é fundamental para a área de venda e pós-venda, visto que você pode descobrir o que está afugentando-os e trabalhar, com os recursos e métodos adequados, para estimulá-los a consumir de novo e fidelizá-los, evitando que corram para a concorrência.

Ao fazer a gestão da sua agenda de clientes, você tem condições de manter e até mesmo aumentar o volume de vendas do seu negócio, contribuindo para que os lucros também sejam maiores. Além disso, esse processo ainda ajuda a melhorar o relacionamento com o público consumidor, fazendo com que agreguem valor à sua marca.

Dicas para a gestão da agenda de clientes

Com algumas dicas simples é possível se aproximar dos seus consumidores e incentivá-los a voltar para o seu empreendimento, tais como:

Divida seus clientes entre ativos e inativos

Comece dividindo os seus clientes entre ativos e inativos, isso ajuda a identificar um padrão e auxilia a descobrir com quem deve se ocupar mais. Pegue o relatório de vendas da empresa e analise o intervalo de tempo entre as compras realizadas pelos seus consumidores, ou seja, o período que demoram para procurar o seu negócio novamente.

Fazendo isso, você pode entender quando um cliente ativo tem potencial para vir a ser inativo e desenvolver um plano de ação para evitar esse problema.

Esse processo também permite que a empresa saiba quando será o momento em que o cliente deverá realizar uma nova compra. Dessa forma, é possível entrar em contato com o consumidor para lembrá-lo sobre essa necessidade e colocar-se à disposição para ajudá-lo, garantindo que ele dê preferência ao seu produto/serviço na hora de efetuar a compra.

Faça uma gestão ativa da carteira

Não basta esperar que os clientes procurem a sua empresa, é preciso ir atrás deles e os incentivar a fazer novas compras. Faça uma gestão ativa da carteira, entre em contato de forma proativa com os consumidores que estão se afastando e comece questionando como foi a última experiência que tiveram com o seu negócio.

Com esse processo, a empresa pode entender onde falhou para que a relação com o comprador esfriasse e agir para reativá-la. Por exemplo, se a pessoa deixou de comprar porque recebeu um atendimento ao cliente ruim, procure se retratar oferecendo benefícios, como descontos e brindes, para que ela tenha interesse em continuar comprando no seu estabelecimento.

Preocupe-se com os clientes antigos

Não é porque um cliente ativo é antigo que você deve esquecê-lo. O ideal é nutrir essa relação constantemente. Observe o padrão e o tempo de compra desses consumidores e entre em contato para apresentar as novidades que possam interessá-los. Crie programas com benefícios especiais para os fregueses de longa data com o objetivo de incentivá-los a se manterem fiéis à sua empresa.

Busque o apoio da tecnologia

Use a tecnologia a seu favor para controlar a frequência de clientes. Além das tradicionais planilhas e trocas de e-mail, você pode apostar, por exemplo, no CRM (Customer Relationship Management), uma ferramenta que dá suporte para o atendimento e manutenção dos consumidores, possibilitando que a sua equipe tenha as informações certas para trabalhar nesse processo.

Diante de todas essas questões, fazer uma agenda de clientes eficiente é indispensável para manter o público consumidor ativo e gerando lucros para a sua empresa.

Gostou das nossas dicas? Quer melhorar o atendimento aos seus clientes? Veja também como oferecer agendamento online.

Escrito por Oiana
Eu sou a OiAna, a sua assistente digital.