Manter um ritmo satisfatório de produtividade e organização podem ser grandes desafios de qualquer profissional liberal. Muitas vezes o profissional tem uma vasta lista de tarefas e projetos a realizar, falta tempo e método para executá-los com toda a qualidade e atenção desejados.
Hoje em dia há uma série de recursos tecnológicos que visam otimizar o tempo e o desempenho do dia a dia de profissionais dos mais variados setores.
Por isso, resolvemos listar cinco ferramentas para organização do cotidiano profissional, que podem ser bem úteis para você. Confira agora!
Que ferramentas podem ajudar na organização no trabalho?
1. WeTransfer
O WeTransfer é a ferramenta ideal para quem lida diariamente com envio de anexos de tamanho médio ou grande. Afinal, não é incomum um anexo via e-mail falhar porque o tamanho do arquivo excede os limites de serviço.
O WeTransfer não precisa ser instalado no computador e não há necessidade de criar uma conta para que o usuário utilize seus serviços. Basta acessar o site e selecionar os arquivos que serão carregados na nuvem.
Após o final do upload, o usuário receberá um link para download que pode ser compartilhado com qualquer pessoa.
Vale lembrar que o serviço permite upload de arquivos de até 2GB e não é recomendado como nuvem pessoal, já que os servidores são reiniciados após um curto período.
2. Oiana
Oiana é uma eficiente assistente digital que irá otimizar sua produtividade e melhorar seu relacionamento com o cliente. Ideal para profissionais que atendem seus clientes através de agendamentos, essa incrível ferramenta automatiza tarefas antes executadas pelo profissional ou assistente para o aplicativo e cliente.
A plataforma web e mobile possibilita um ganho de produtividade ao permitir que o próprio cliente agende online o serviço desejado sempre que for conveniente, inclusive quando você estiver dormindo ou descansando no final de semana. O seu cliente simplesmente vai para a sua página web, vê o dia em que há horário disponível escolhe o profissional, o serviço desejado e agenda.
O aplicativo diminui o risco de não comparecimento, pois a Oiana envia um lembrete para o cliente que facilmente pode ser adicionado ao calendário. Um dia antes do horário agendado o sistema envia um SMS solicitando a confirmação de comparecimento e o cliente responde Sim ou Não, sem nenhum custo. Aquela tarefa de você ligar para o cliente confirmando se ele virá ou não para o horário agendado é passado.
Tudo em qualquer lugar, ao criar um agendamento, um serviço ou um novo membro da sua equipe, tudo estará instantaneamente acessível em todos os dispositivos, tanto para você quanto para os seus clientes. Nunca se preocupe em perder um agendamento.
Além dessas vantagens, a Oiana oferece também feedback de clientes, relatórios de consultas e até mesmo auxílio com estratégias de otimização de seu relacionamento com o cliente.
3. Trello
Um dos melhores gestores de projetos da atualidade, o Trello é uma ferramenta didática, eficiente e com interface simples, não exigindo um nível de conhecimento avançado para que o usuário possa usufruir de seus recursos.
A plataforma funciona como um quadro virtual, em que cada tarefa envolvida em um projeto é disposta ordenadamente como post-it. À medida que cada tarefa é concluída ou tem progressão, o quadro segue para a próxima atividade.
O usuário também pode incluir membros no projeto, e cada um deles poderá interagir entre si, contribuir com as tarefas e até mesmo modificar o status de acordo com sua evolução. O Trello é leve, intuitivo e gratuito. Se os projetos de sua empresa são trabalhados em equipe, vale a pena conferir.
4. OneNote
O OneNote funciona como uma versão digital e mais leve do Microsoft Word, pois além de possuir os recursos tradicionais do principal integrante do pacote Office, ele também permite a sincronização de arquivos com a nuvem, que podem ser acessados remotamente caso o usuário também possua o aplicativo em seu dispositivo móvel.
5. MegaSync
MegaSync é uma plataforma que oferece serviços de armazenamento e compartilhamento de arquivos na nuvem. Apesar de não ser tão conhecida quanto o DropBox e o Google Drive, a ferramenta tem apresentado um futuro promissor por conta da estabilidade de seus servidores e de sua interface prática.
O acesso gratuito oferece nada menos do que 50 GB de armazenamento na nuvem, sincronização simultânea com arquivos do computador e do dispositivo móvel. Além disso, os arquivos armazenados na nuvem podem ser compartilhados com outros usuários por meio de links externos.
Por que utilizar ferramentas para organização?
O cotidiano de um profissional liberal oferece desafios diários que podem afetar a produtividade e comprometer os resultados. Porém, na era da tecnologia e da popularização da internet, cada vez mais empresas estão adotando o uso de recursos digitais e de ferramentas para organização.
Negócios que não acompanharem a evolução do mercado e não inovam tendem a não sobreviver diante da concorrência.
Gostou do artigo de hoje? Siga-nos nas redes sociais para acompanhar todas nossas publicações!