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Quem não deseja um emprego com horários flexíveis? De um lado, o controle da própria agenda; do outro, uma exigência enorme por mais disciplina e organização. O motivo? Evitar ser tomado pela procrastinação e pela falta de produtividade, 2 grandes vilões que assombram o universo dos profissionais autônomos.

Você também precisa aprender a administrar o seu tempo para executar todas as tarefas pessoais e profissionais? Quer entender como organizar a sua rotina e otimizar o seu tempo? Separamos as principais dicas para você obter os melhores resultados. Acompanhe:

Entenda o que é produtividade

O 1º passo para quem quer investir em um negócio autônomo é estar ciente de que ser produtivo é diferente de estar sempre ocupado, pois produtividade é saber alcançar mais com menos recursos.

Tenha um local de trabalho adequado

Se você vai trabalhar em casa, saiba que o quarto e a cozinha são péssimas opções para desenvolver suas atividades. Separe um espaço que seja só seu. O tamanho não importa, o que vale é a organização.

Para quem não mora sozinho, é importante avisar às demais pessoas que os momentos em que não gostaria de ser incomodado, pois uma distração é capaz de interromper sua produção.

Uma dica valiosa para construir o seu escritório em casa é deixá-lo bem ventilado, iluminado e decorá-lo com frases motivadoras.

Pratique exercícios físicos

Engana-se quem pensa que as atividades físicas fazem bem somente ao corpo, elas também são benéficas para a mente. Além de renovar as energias, estimular o cérebro a ter novas ideias espanta o mau humor e auxilia no bom funcionamento do organismo.

Cerca de 30 minutos diários de exercício é o suficiente para você ter disposição e encarar mais um dia de trabalho. Faça uma caminhada em seu bairro, passeie com o seu cachorro, vá pedalando até a padaria comprar o café da manhã ou escolha uma academia. Opção é o que não falta!

Planeje a sua semana

Se deseja dar andamento aos seus projetos, tenha um bom planejamento semanal. É claro que com os horários de trabalho mais livres, você terá mais tempo para se dedicar às atividades pessoais — e essa é uma das maiores vantagens dessa nova maneira de trabalho.

Mas, para não perder os prazos, é essencial anotar todos os compromissos semanais (pessoais e profissionais), para então revisá-los e traçar quais são os resultados esperados e a data final de cada etapa. Uma boa organização é a chave para o sucesso.

Não trabalhe sem intervalos

Manter o foco em suas tarefas é essencial para cumprir o seu planejamento semanal, concorda? Ao contrário do que muita gente pensa, os intervalos durante sua rotina de trabalho são extremamente importantes.

A técnica mais utilizada (e que funciona muito bem) é a de pomodoro, na qual o gerenciamento do tempo consiste em 25 minutos de trabalho e 5 minutos de descanso. Se alongue, vá tomar um café, cheque suas redes sociais. Esses 5 minutos de descanso trazem bons resultados.

Esperamos que estas dicas ajudem você no seu dia a dia! Se você quiser acompanhar mais dicas, siga-nos nas redes sociais: estamos no Facebook, no LinkedIn e no Twitter.

 
Escrito por Oiana