Você gostaria de deixar o seu negócio 24 horas disponível para os clientes? Isso é possível por meio do assistente virtual, uma ferramenta que tem revolucionado o modo como os empreendedores se relacionam com os consumidores, ajudando-os a tirar as suas dúvidas ou fazer agendamentos a qualquer hora do dia.
Quer saber o que essa tecnologia pode fazer pelo seu negócio? Confira abaixo o que é e quais são as vantagens de ter um assistente virtual!
O que é o assistente virtual?
O assistente virtual é um representante digital das empresas em seus respectivos sites, que é configurado para auxiliar os clientes em todos os processos da jornada de compra.
Com essa tecnologia é possível descobrir quais são as necessidades dos seus consumidores e trabalhar para desenvolver e oferecer as melhores soluções desde a pré-venda, passando pelo atendimento até a resolução dos problemas que surgem após a realização da compra.
Algumas das principais funções desenvolvidas pelo assistente virtual no que se refere à organização do trabalho são:
- inserção de dados;
- organização de agenda;
- organização de arquivos digitais;
- criação de apresentações virtuais;
- gestão de correio eletrônico;
- elaboração de pesquisas e estudos de mercado;
- criação e gestão de contas em redes sociais;
- processamento de texto;
- reservas on-line;
- criação de relatório;
- atendimento ao cliente.
Os assistentes virtuais funcionam a partir de vários métodos como, por exemplo, algoritmos, técnicas e integrações que resultam em um software ‘’inteligente’’, também conhecido como inteligência virtual.
Essas ferramentas são compostas por sistemas que aprendem com base nas interações com o consumidor, melhorando o seu repertório progressivamente. Assim, quanto mais o cliente interagir, consequentemente mais capacitadas elas serão.
Benefícios do assistente virtual para a sua empresa
1. Reduz custos
Um dos maiores motivos para investir nessa tecnologia é o fato de ela reduzir custos para o seu negócio. A ferramenta atende e resolve diversas demandas dos clientes, fazendo com que as centrais de atendimento recebam menos ligações, eliminando a necessidade de manter grandes equipes em espaços físicos específicos e de ter que pagar salários e horas extras aos atendentes.
2. Oferece atendimento personalizado
O assistente virtual vai se moldando conforme a interação feita com o público da empresa. Logo, é capaz de oferecer um atendimento personalizado, ou seja, adequado às características dos seus clientes. Além disso, o sistema também fica disponível 24 horas por dia, durante toda a semana, 365 dias por ano, podendo ser acessado quando o consumidor quiser pelo computador, celular e tablete.
3. Mais agilidade para os clientes
A agilidade é um dos maiores ganhos trazidos pelo assistente virtual. Com o uso dessa tecnologia, o seu cliente não precisa mais esperar o horário comercial para ligar para a empresa a fim de esclarecer dúvidas ou fazer eventuais reservas, nem mesmo passar pelos processos burocráticos, ele pode fazer tudo sozinho.
Isso mantém os consumidores satisfeitos com a sua empresa, agregando valor à marca no mercado.
4. Mais tempo para se dedicar ao seu negócio
Se você é o gestor do seu empreendimento, provavelmente, está acostumado a se preocupar com todas as atividades a serem executadas no cotidiano do negócio, o que faz com que fique sem tempo para nada.
Ao usá-lo, você está delegando as tarefas burocráticas, como atender e orientar os clientes. Dessa forma, há mais tempo para se dedicar a outras questões da empresa.
O assistente virtual é uma grande ‘’mão na roda’’ para as empresas que desejam melhorar o relacionamento com os seus clientes. Afinal, essa ferramenta permite que você esteja em contato com os consumidores o tempo todo, evitando que ele procure a concorrência porque não teve uma dúvida ou problema resolvido.
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