No mundo moderno parece que temos mais tecnologia e menos tempo para fazermos tudo o que queremos. As pessoas já não têm tanto tempo para realizar determinadas tarefas e isso se reflete nos hábitos de consumo. A cada dia, aumenta o número de consumidores que fazem compras, tiram dúvidas e resolvem problemas pela internet. Assim, empresas que disponibilizam suporte ao cliente por meio de chat ao vivo têm mais um diferencial positivo.
Neste post, vamos mostrar algumas vantagens que essa ação traz para o gerenciamento do seu negócio. Confira!
Vantagens do suporte ao cliente por chat ao vivo
Satisfação do usuário
Independentemente do setor, nenhuma empresa sobrevive se não tiver um cliente para atender. Educação, cordialidade e presteza são fundamentais para um bom atendimento e se fazem necessárias também no meio digital. Um consumidor satisfeito é a garantia de que a empresa realiza um ótimo trabalho.
A humanização do ambiente virtual gera conforto e segurança para o usuário. A possibilidade de ter uma dúvida ou reclamação respondida na hora aumenta a confiança do cliente na empresa.
Aumento das vendas online
A presença online não serve apenas para dar suporte e responder os questionamentos que os clientes venham a ter. É também uma excelente ferramenta para aumentar as vendas e o lucro do seu negócio. Entre os motivos que fazem as vendas crescerem estão:
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menor número de pessoas abandonam o atendimento por chat, se comparado ao atendimento feito por telefone;
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na conversa em tempo real, o consumidor tem todas as suas dúvidas esclarecidas;
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a pessoa é convencida a consumir o produto ou serviço;
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um maior número de clientes é atendido.
A falta de informação é, muitas vezes, o principal empecilho para que um cliente finalize uma negociação. Mantenha uma equipe treinada e capacitada para atender às necessidades do consumidor e, consequentemente, aumentar as vendas de sua empresa.
Diminuição dos custos de atendimento
Uma das grandes vantagens de adotar o suporte ao cliente por chat ao vivo é a economia que essa ação proporciona. Nesse método, o mesmo representante pode atender mais de um consumidor ao mesmo tempo, diferentemente do que aconteceria se a assistência fosse presencial ou por telefone, por exemplo.
Uma maneira de otimizar o atendimento ao cliente é por meio da utilização de um sistema de mensagens pré-programadas para responder as perguntas mais frequentes dos consumidores. O representante agiliza o processo com poucos cliques, o que agrada ao cliente. Assim, é gerada lucratividade para a empresa, uma vez que mais consumidores são atendidos em um menor espaço de tempo.
Possibilidade de fazer Marketing
Sendo bem utilizado, o chat ao vivo é uma excelente plataforma de divulgação dos seus serviços ou produtos. Aproveite o contato direto com o cliente para apresentar um novo item ou trabalho que a sua empresa esteja desenvolvendo.
Crie promoções ou ofertas que incentivem o consumidor a conhecer melhor aquilo que está sendo mostrando. Apenas tenha cuidado para que a sua ação não seja considerada muito agressiva, pois isso pode ser visto como algo negativo.
O princípio básico do suporte ao cliente é a satisfação, fazer com que ele sinta que foi ouvido e que terá a demanda atendida o mais brevemente possível. Saiba que um bom atendimento é fundamental para que a relação de confiança com o cliente se estabeleça e possa render frutos para a sua empresa futuramente.
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