O empresariado brasileiro precisou apertar os cintos nos últimos anos, não é verdade? Por muito tempo, os cortes no orçamento de vários departamentos passou a ser uma das prioridades nas organizações. Acontece que, embora essa tenha sido a realidade para muitos setores das empresas, uma área passou intocada pelos gestores de negócio: a tecnologia.
Para se ter uma ideia, uma pesquisa realizada recentemente pela FGV (Fundação Getúlio Vargas) aponta que as empresas não alteraram seus investimentos em tecnologia entre 2015 e 2016. As aplicações na área se mantiveram estáveis como proporção da receita, em 7,6%. Nosso empresariado amadureceu e já percebe que a automação não é um custo para o negócio, mas um investimento.
Se você ainda não pensa dessa forma, então é chegado o momento de refletir um pouco mais sobre o assunto. Resolvemos mostrar, no post de hoje, 3 sinais de que a sua empresa precisa de investimento em tecnologia. Confira!
1. O negócio não é escalável
O primeiro grande sinal de que a sua empresa precisa de investimento em tecnologia são os problemas relacionados à escalabilidade do negócio. O que isso significa? Estamos falando da capacidade que a empresa possui de crescer sem que, para isso, tenha um aumento significativo nos custos ou um decréscimo na qualidade do atendimento.
A escalabilidade só é possível quando contamos com a automação, afinal, os sistemas disponíveis no mercado permitem o desenvolvimento de uma empresa mais clean, que pode aumentar a demanda sem que, para isso, precise aumentar significativamente a estrutura interna do negócio. O resultado é uma empresa mais sustentável a longo prazo.
2. Os custos não param de crescer
Como vimos na nossa introdução, é preciso acabar agora mesmo com a ideia de que a tecnologia é um custo para a empresa. Na verdade, estamos falando de um investimento que pode trazer um retorno mensurável a médio e longo prazo. Por sinal, é justamente com o suporte da automação que podemos reduzir os custos da empresa.
Vamos explicar! Na maioria das empresas, quando a demanda cresce, a necessidade de mão de obra e de outros recursos tende a ser maior. Com isso, apesar de termos uma receita maior, no final das contas acabamos gerando mais custos para a organização. É justamente por esse motivo que devemos investir em tecnologia: com os sistemas, gastamos muito menos recursos internos.
3. O atendimento está prejudicado
Outro sinal de que a sua empresa precisa investir em tecnologia é quando o atendimento está prejudicado. Novamente, o aumento da demanda em uma organização gera uma série de complicações, como a queda na qualidade do atendimento. Afinal, é mais difícil destinar atenção às necessidades específicas de cada um dos clientes e o monitoramento do desempenho do time se torna ainda mais difícil.
Acontece que, com os sistemas atuais, além de reduzirmos a necessidade de profissionais de atendimento — já que grande parte dos processos é automatizado — também podemos recolher informações dos clientes constantemente, o que permite a manutenção de um atendimento personalizado mesmo com o aumento da demanda. Em outras palavras, fazer um investimento em tecnologia é a mesma coisa que investir no cliente.
Gostou do nosso post de hoje? Então, assine a nossa newsletter e fique por dentro de muito mais!