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É possível fazer marketing para pequenos negócios sem altos investimentos? Sim, mas é importante que você dedique algum tempo ao planejamento das ações. Sem dedicar tempo para estudar as melhores alternativas é difícil escolher quais são as mais adequadas para o seu empreendimento.

Ficou interessado em saber que tipo de estratégias podem ser adotadas no seu dia a dia? Confira nossas dicas e mãos à obra!

1. Marketing para pequenos negócios: comece pelo planejamento

Para aproveitar os benefícios do marketing para melhorar o seu negócio você precisa, em primeiro lugar, de um plano de marketing. Não precisa ser nada muito extenso ou complicado, mas é importante colocar no papel: os seus objetivos, como pretende alcançá-los e como será feito o acompanhamento deste trabalho.

Na preparação deste material é importante reunir o máximo de informações possíveis sobre o seu cliente, a sua área de atuação e também os concorrentes.

Há quem imagine que seja possível abrir mão do planejamento, mas pense nisso: sem saber aonde você quer chegar, como escolher o melhor caminho?

Na hora de elaborar o seu plano, o ideal é pensar em objetivos de curto, médio e longo prazos. É a melhor forma de começar devagar e ir evoluindo em sua estratégia.

2. Não deixe de aproveitar as facilidades das mídias sociais

Hoje a internet faz parte da vida das pessoas e não temos mais como deixar as plataformas digitais de fora da estratégia de marketing. Assim, para começar, estude a possibilidade de criar, por exemplo, uma fanpage para o seu negócio no Facebook, que é a rede social de maior audiência no Brasil.

Atenção: esta página estará vinculada à sua conta pessoal, mas, neste caso, você fará publicações de caráter mais profissional, uma vez que este é o espaço da sua empresa.

É possível aproveitar o canal para fazer promoções ou anunciar novidades do seu negócio, mas pense também em conteúdos que ajudem a envolver o público, chamar a sua atenção. Por exemplo, que tal divulgar dicas sobre um assunto que você sabe que desperta o interesse do seu cliente?

3. Cuide bem da sua imagem em todos os lugares

Ao empregar as redes sociais para divulgar suas atividades é importante ter em mente que tudo o que for publicado ajudará o público a formar uma opinião sobre o seu negócio. Por isso é importante evitar assuntos polêmicos e manter o tom profissional.

Mas lembre-se de que construir uma boa imagem também depende da organização do seu estabelecimento. O cliente deve desfrutar de um ambiente agradável, que evidencie o seu profissionalismo.

Pense nisso: as estratégias de marketing não envolvem apenas a forma como você divulga o seu negócio, nem como recebe o seu cliente; é preciso atenção com todos os pontos de contato entre sua “marca” e o público.

4. Atenda bem o seu cliente

Uma boa comunicação e apresentação adequada são importantes, mas não se descuide da excelência no atendimento. Ela faz muita diferença na relação que o público vai estabelecer com o seu negócio.

Para melhorar a sua prestação de serviços, analise a possibilidade de investir em ferramentas que agilizem as tarefas no dia a dia. Há boas opções no mercado para ajudar a aprimorar a organização da sua agenda e a comunicação com os seus clientes.

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Escrito por Oiana
Eu sou a OiAna, a sua assistente digital.