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Os brasileiros estão em peso nas redes sociais! Isso significa que ter um perfil no Instagram para divulgar o seu negócio pode ser muito vantajoso. Mas mesmo com todo o sucesso que essas ferramentas de comunicação conquistaram, suas vantagens podem não parecer tão evidentes.

Quer abrir um perfil para a sua empresa, mas não sabe por onde começar, ou mesmo está em dúvida sobre a eficiência da ferramenta na divulgação do seu negócio? Então, confira essas 6 dicas sobre como usar essa rede social a seu favor.

1. Crie uma comunicação visual adequada ao seu negócio

Existem ótimos perfis, com conteúdo relevante para o cliente, mas que, por algum motivo, não conseguem emplacar. Isso pode acontecer devido a diferença entre a comunicação visual praticada na rede social e a imagem que o cliente tem do seu negócio.

O Instagram precisa ser uma extensão do seu trabalho e, portanto, ter a “cara” dele. Procure pensar em como gostaria que o cliente enxergasse sua marca, siga perfis de empresas parecidas com a sua para se inspirar e converse com pessoas próximas para ter uma ideia mais clara de como elas reagem ao conteúdo postado.

2. Aposte em imagens de qualidade

Quem acessa o Instagram quer ver imagens bonitas e atrativas. Portanto, pense bem nas fotos que serão publicadas. Procure postar sempre imagens de qualidade, com boa resolução, mas que, de fato, conquistem os seguidores e os motive a dar um like (curtir).

3. Alinhe a frequência de postagens ao “fôlego” do seu público

Por mais que você tenha insights diários de imagens que gostaria de postar na rede social, é preciso ter um planejamento semanal de conteúdos que costumam funcionar com o seu público.

É claro que alguns improvisos são bem-vindos, mas lembre-se de que as pessoas não estarão o tempo todo dispostas a ver imagens do seu negócio. E, ao invés de curtir os seus posts, elas podem ficar saturadas deles.

4. Incentive a colaboração do público

É sempre importante seguir os perfis dos seus clientes no Instagram, e se possível, postar fotos em que eles apareçam de alguma maneira.

Caso eles tenham publicado fotos relacionadas ao seu negócio, verifique se vale a pena repostar em seu perfil, pois esta é uma boa maneira de estabelecer relacionamentos.

5. Crie promoções e concursos culturais

As promoções e os concursos culturais, quando utilizados corretamente, podem aumentar o interesse das pessoas pelo seu perfil e, consequentemente, pelo seu trabalho. Além disso, eles podem ainda ajudar você a fidelizar clientes, afinal um dos ganhadores pode já ser um seguidor.

Em seu planejamento, escolha datas que sejam relevantes para o seu negócio e crie campanhas criativas para atrair o público-alvo. Depois, verifique de que forma a campanha foi positiva, os pontos a melhorar numa próxima vez e de que forma um novo concurso poderia ser melhor aceito pelo público.

6. Aposte na função Stories

Recentemente, a plataforma incorporou a função Stories (histórias), em que é possível publicar conteúdos (fotos e vídeos) em tempo real, mas que duram apenas 24h. Procure usar esse recurso para mostrar o seu dia a dia e situações que considera relevantes para os clientes. 

Pode ser uma imagem que mostre você iniciando o dia no trabalho, uma reunião com a equipe, em que alguma situação divertida aconteceu, um curso que esteja realizando e ache interessante mostrar para todos, entre outros. 

O céu é o limite! Mas lembre-se, o perfil da sua empresa deve ser profissional, ou seja, cuide muito bem da imagem que está transmitindo para o mundo, ok?

E aí? Está mais confiante para usar o Instagram para divulgar o seu negócio? Então coloque em prática as nossas dicas e veja tanto o número de seguidores quanto o seu negócio crescer.

Gostou deste post e quer saber como a presença online pode trazer bons resultados para o seu negócio? Então leia este post.

Escrito por Oiana
Eu sou a OiAna, a sua assistente digital.