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Uma das maiores dificuldades de quem trabalha como autônomo é organizar agenda profissional. Quem trabalha em negócio próprio já deve ter percebido isso; afinal, em geral, as tarefas da empresa acabam se tornando responsabilidade de uma pessoa só e parece que tudo precisa ser feito “para ontem”.

Como sabemos que organizar a agenda nem sempre é fácil, e que nem sempre a gente sabe por onde começar, trouxemos neste post 5 dicas para que você não sofra mais com a quantidade de tarefas a fazer e consiga fazer o seu dia ainda mais produtivo. Acompanhe:

1. Encontre o sistema que funciona melhor para você

As agendas virtuais podem ser ótimos recursos e, geralmente, ficam ao alcance das mãos, já que podem ser acessadas pelo celular. Mesmo assim, tem quem prefira anotar os compromissos e lembretes à caneta, numa agenda física. Essa é uma escolha que só você pode fazer. A dica é priorizar o sistema que melhor se adeque à sua rotina e ao seu jeito de ser.

2. Organize-se para as situações imprevistas

Um dos grandes problemas que dificultam a organização de uma agenda são os imprevistos. Se tudo acontecesse como a gente planejou, seria uma maravilha, não?

Portanto, organize-se de forma que você saiba quais compromissos são urgentes e quais são importantes, mas podem esperar. Assim, caso surja um imprevisto que precise ser priorizado em sua agenda, você já vai saber quais compromissos podem ser adiados para atender um imprevisto e quais deverá cumprir de qualquer jeito.

3. Aposte na tecnologia na hora de organizar agenda profissional

Caso você opte pela tecnologia ao escolher a forma de agendar seus compromissos, vale a pena integrar sua agenda virtual com a agenda do celular. Dessa maneira, você receberá avisos sempre que precisar, evitando que precise consultar a agenda o tempo todo e que, eventualmente, perca seus compromissos.

4. Planeje-se diariamente

Ao fim de cada dia, você deve parar por uns minutos e planejar o dia seguinte. Ainda que anote os compromissos de toda a semana, é preciso conferir o que conseguiu concluir durante o dia e o que vai ficar para o próximo. Assim, você começa todos os dias sabendo o que vem pela frente.

5. Entenda o seu ritmo de trabalho

Inicialmente, você vai perceber que nós temos a tendência de anotar absolutamente tudo o que queremos fazer. Contudo, é preciso ser bastante realista na hora de organizar a agenda. Por exemplo, se é preciso ir ao banco, lembre-se de que isso pode tomar mais tempo do que gostaria. Além disso, é preciso considerar o tempo de deslocamento e o trânsito pode não estar favorável.

Portanto, não anote mais compromissos do que será capaz de cumprir e não se esqueça de se dar sempre alguns minutos de descanso entre uma tarefa e outra, ok?

E aí? Achou que as dicas facilitam na hora de organizar agenda profissional? Estamos sempre atualizando nosso blog com conteúdos especiais para quem é profissional liberal ou autônomo e quer ter uma vida equilibrada, mas produtiva. Para continuar acompanhando nossos posts, assine nossa newsletter!

Escrito por Oiana