A cada dia o tempo parece passar mais rápido e algumas vezes deixamos coisas por fazer. Isso acontecer é quase uma rotina para uma boa parcela de profissionais, a pressa sempre traz consigo alguns prejuízos. O que não pode acontecer para um profissional liberal é pular etapas, como fornecer um bom atendimento ao cliente, apenas por estar sem tempo ou em detrimento a outras tarefas que precisam ser feitas.

O  consumidor está a cada dia mais exigente e precisamos nos atentar a isso. Qualidade técnica é uma obrigação, todos os profissionais precisam saber executar bem o seu trabalho, mas para o cliente já não importa apenas a qualidade técnica. Do ponto de vista dele todos os profissionais são capacitados. Se é assim, o que faz um profissional ser escolhido?

O atendimento é o atual diferencial competitivo no mercado. Provavelmente você já ouviu falar sobre “trabalhar na experiência do cliente”. Cada cliente quer ser tratado de um modo especial, como único e é isso que buscam no profissional.

O pensamento que o profissional liberal não pode ter é que investir em atendimento ao cliente é perder tempo, muito pelo contrário: quanto melhor um cliente é tratado mais clientes você terá e menos tempo será perdido.

Parece difícil entender essa lógica, uma vez que atender de maneira exemplar e personalizada não é nada fácil. Para que você possa decidir conscientemente se vale ou não a pena investir no atendimento nós preparamos uma lista com alguns motivos para ter um bom atendimento ao cliente. Confira!

1. Diminuição das reclamações

O cliente bem atendido tende a simpatizar por você, isso faz com que reclamações tornem-se algo desagradável para o cliente fazer. Mesmo que aconteça algum pequeno deslize no atendimento ou serviço ele pode não reclamar.

Nesse caso, quando a reclamação surgir ela precisa ser resolvida de imediato. As reclamações só serão recebidas se de fato pesarem para seu cliente, dê a devida atenção a elas nesse caso.

Quanto mais o cliente simpatizar por você, mais atenção e cuidado devem ser dados ao atendimento e serviço, pois tendemos a ser menos cuidadosos com quem já estamos acostumados. Lembre-se também de sempre coletar feedback dos bons clientes

2. Diminuição da inadimplência

Se o  cliente gosta de você ele tenderá a pagar corretamente. Ficar devendo é uma falta grave em que as pessoas normalmente ficam constrangidas. Dever para alguém que gosta é um agravante dessa situação.

Por esse motivo o bom atendimento ao cliente reduz a inadimplência. Nesse caso, é necessário tomar o dobro de cuidado ao fazer uma cobrança, para não fragilizar os laços com o cliente.

3. Divulgação do seu trabalho

Caso você conheça um bom mecânico e algum amigo seu diga que precisa consertar o carro, o que você faria? Provavelmente nesse momento você faria o que chamamos de indicação.

Para um profissional liberal que investe pouco em propaganda a indicação boca a boca tem um peso muito grande. Esse tipo de indicação só é conquistado pelo seu desempenho, ou seja, ela depende totalmente de como você presta os seus serviços e de como você atende os seus clientes.

4. Melhoria na qualidade de vida no trabalho

Menos clientes irritados, mais clientes chegando, menos inadimplência, além de uma conversa amistosa e divertida enquanto atende as pessoas. O que mais falta para que o trabalho seja agradável?

Atender bem os clientes faz com que você seja tratado bem por eles e, quem sabe, comece a ter uma maior previsibilidade de quando este cliente vai retornar para um novo atendimento. Sem dúvida isso ajuda a reduzir o estresse de qualquer profissional liberal que dependa do retorno e de conquistar mais clientes.

5. Fidelização dos clientes

Clientes bem tratados tornam-se fiéis ao seu negócio. Quando um cliente é fidelizado ele escolhe o seu trabalho ao do seu concorrente, mesmo que o concorrente seja mais barato.

Ou seja, o cliente fica menos sensível a mudança de preço e tende a escolher você em primeiro lugar. Esse tipo de tratamento costuma resistir mesmo durante as crises.

Esses são os motivos para ter um bom atendimento ao cliente. O que achou? Vale a pena investir no atendimento por esses motivos? Recomendamos que você leia também nosso artigo sobre as vantagens de manter uma comunicação com seu cliente.

Escrito por Oiana