A sua empresa criou uma novidade, a lançou no mercado, mas nem de longe obteve o sucesso que esperava? Muito provavelmente, isso aconteceu porque você não fez os testes necessários antes de lançar um serviço no mercado, o que é um perigo, pois as chances de fracasso são enormes.
Para oferecer um novo serviço aos seus clientes é preciso se planejar, verificar se já existe algo parecido e realizar testes para saber se ele será bem recebido. Afinal, você está investindo dinheiro nesse projeto e não quer desperdiçá-lo.
Quer saber como ter mais segurança para lançar uma novidade no mercado? Confira abaixo a importância desses testes!
Por que testar para lançar um serviço no mercado?
Evitar o fracasso é o principal motivo para fazer testes antes de apresentar um novo serviço para os seus clientes. Não adianta se empolgar com uma ideia e a lançar sem saber se realmente será útil e adotada por quem de fato interessa, ou seja, o consumidor final.
A partir da realização de testes, você descobre se há público interessado em consumir o serviço, se existem e quais são os concorrentes, além de receber o feedback necessário para adequá-lo ao perfil dos seus clientes e saber como definir o seu valor de mercado.
Dessa forma, o seu negócio pode lançar um produto novo com mais segurança, diminuindo as possibilidades de perder dinheiro com o investimento.
Como validar a ideia de um serviço?
Depois de conceber a ideia do serviço, o próximo passo é validá-la para, posteriormente, a colocar em prática. Comece pesquisando o mercado para constatar se ela já foi implementada por outras empresas nacionais ou internacionais.
Ainda que algo parecido já tenha sido lançado, você não precisa desistir do projeto, procure melhorá-lo com inovações. Verifique se existe espaço para ele dentro do segmento competitivo. Ao receber o sinal positivo, você poderá seguir em frente.
Para validar a sua ideia, você deve analisar as seguintes questões:
- proposta de valor do serviço;
- fonte de receita para lançar a novidade;
- público-alvo em potencial;
- canais de distribuição;
- parcerias para a realização do projeto;
- estrutura de custos;
- relacionamento com clientes potenciais;
- passos necessários para implementar a ideia.
É importante ressaltar que o ponto chave da validação da ideia é o retorno dado pelos clientes. É imprescindível permitir que eles experimentem e tenham acesso ao projeto e deem uma resposta sincera para a empresa.
Isso pode ser feito por meio de um grupo focal, que consiste em reunir um número de clientes para apresentar o serviço e possibilitar que reajam a ele.
O que é e como usar o MVP?
Para promover a validação dos pontos citados no tópico anterior, você pode usar o MVP (Minimum Viable Product), uma ferramenta composta por um conjunto de experimentações práticas realizadas com um produto ou serviço, que utiliza poucos recursos, mas que traz bons resultados para identificar a proposta de valor da nova ideia do empreendimento.
Para executar o MVP, primeiro deve ser feita uma landing page, que é uma página on-line de teste. Esse espaço é usado para apresentar o serviço ao mercado, objetivando captar leads, os contatos de clientes em potencial, que na sequência serão usados como ‘’cobaias’’ para testar a novidade da empresa.
A partir das manifestações feitas pelos leads em relação ao serviço, você deve desenvolver hipóteses de testes, referências ou métricas a serem usadas para criá-lo.
Com base nisso, o empreendimento elabora os critérios que devem ser testados, bem como as expectativas de retorno e qual é o perfil de cliente que o produto vai alcançar.
Lançar um serviço no mercado exige muito preparo e estudo. Somente depois de certificar-se de que desenvolveu um produto que compreende as necessidades dos seus clientes, a empresa terá segurança para fazer o lançamento sem correr riscos de sofrer rejeição.
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