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Reduzir custos no atendimento ao cliente pode ser um fator que vai impulsionar ainda mais o seu negócio, mas que também pode prejudicá-lo. Então, é importante pensar em algumas formas de tornar o atendimento da sua clínica, consultório ou estabelecimento eficiente e com baixo custo.

Neste post daremos algumas dicas de como continuar oferecendo um bom atendimento ao cliente — essencial para qualquer negócio —, com estratégias que mantenham a qualidade, mas que tenham custo acessível para a empresa também. Confira: 

1. Contratar bons profissionais

Sempre insistimos na importância de contratar bons profissionais, independentemente da função que será exercida. Citando um exemplo do trabalho de atendimento, por mais simples que ele possa parecer, você deve lembrar que ele exige do profissional não apenas educação com os clientes, mas que saiba gerenciar possíveis crises e administrar os atendimentos, agendamentos e  a recepção do cliente.

Procure identificar pelo currículo e pelo tempo de experiência se o contratado possui essas habilidades e se já precisou lidar com atendimentos. Conte sempre com o melhor time para atuar junto com você.

2. Treinar a equipe para reduzir custos no atendimento

Ainda que os profissionais com quem você trabalha sejam excepcionais, procure identificar a necessidade de treiná-los para eventuais situações que tenham a ver com o seu negócio. Se for preciso, realize reuniões semanais ou quinzenais com a equipe para discutir questões que tenham dificultado o trabalho durante a semana. Compartilhe com toda a equipe os feedbacks dados pelos clientes, sejam positivos ou negativos. Lembrando que elogios fazemos em público e chamar a atenção fazemos individualmente.

O seu acompanhamento é essencial para que eles saibam quais atitudes tomar, caso não seja possível contar com o seu auxílio no momento do atendimento ao cliente.

3. Automatizar o atendimento

Limitar o atendimento somente pelo telefone pode gerar gastos muito altos para a empresa. Muitos clientes já vivenciaram a situação de ligarem para um consultório ou para uma empresa para fazer um agendamento, mas ficaram aguardando infinitamente na linha sem saber se serão mesmo atendidos. 

Além de ser extremamente desagradável para o cliente, esse tipo de atendimento faz com que o telefone fique sobrecarregado e que o profissional precise retornar diversas ligações. Portanto, o ideal é que, ao ligar para o consultório, o cliente já seja atendido sem precisar, inicialmente, falar com o profissional.

4. Utilizar outros canais de comunicação 

Com a expansão do acesso à internet, temos vários novos canais de comunicação com os quais podemos contar e que vão além do uso do telefone. E-mails, programas de mensagens instantâneas, como o Facebook Messenger e o WhatsApp, podem, inclusive, enviar mensagens automáticas e, quando necessário, em tempo real.

Esses recursos podem ser utilizados para responder ligações de pacientes que já sejam habituais, mas também para disparar lembretes de pagamentos e de retornos, além de divulgar promoções e produtos novos que o seu negócio passar a oferecer.

Use a tecnologia a seu favor para minimizar custos e criar um relacionamento mais efetivo com os seus clientes. Seu consultório ou clínica só tem a ganhar com isso!

Existem outros profissionais que precisam reduzir custos no atendimento ao cliente. Que tal dividir esse conteúdo com eles? Mostre que você está sempre atento à administração do seu negócio e compartilhe esse post em suas redes sociais!

Escrito por Oiana
Eu sou a OiAna, a sua assistente digital.